É preciso planejar!

Roberta Farias


A maioria das organizações crescem ao ponto de atingir seu nível de incompetência e declínio, por falta de um planejamento estratégico adequado, limitando o crescimento e dificultando o processo de inovação, que por sua vez, impõe mudanças estruturais e estratégicas, estas empresas crescem ao ponto de as despesas serem maiores ou proporcionais ao tamanho e não à missão, sofrendo constantemente a crise de tamanho e identidade.

Para Armstrong e Kloter (1995, p. 41) “o plano estratégico é o processo de desenvolvimento de uma estratégia formal para a sobrevivência e o crescimento da empresa a longo prazo”.

O planejamento estratégico evita este crescimento desordenado e desenvolve as condições necessárias de inovação, gerando um crescimento continuo e estruturado, assumindo grande importância nas organizações, proporcionando flexibilidade.

Através desta visão de planejamento, as organizações devem adotar uma postura mais competitiva, buscando uma forma adequada para sua sobrevivência e longevidade no mercado, afim de verificar se realmente é viável e se lhe interessa crescer mais.

Com este planejamento a organização determina seu crescimento, de forma limitada, definindo qual o tipo de inovação deseja atingir (se é o mercado nacional, setor de atividades, região, volume de faturamento e etc.), gerando estratégias de crescimento e vantagens competitivas a fim de alcançar os objetivos de forma segura, se adequando para sua sobrevivência e longevidade frente ao mercado, com flexibilidade, antecipando-se com rapidez as mudanças ambientais.

Um comentário:

  1. Interessante o texto.. O planejamento no meu ponto de vista, nao se refere so a empresas mas também esta associado a várias situações, entre as quais nossas metas de vida e ate mesmo o nosso meio social depende de todo um planejamento estratégico. O proprio texto fala de um resultado positivo sobre a organização que é estabelecida, quando se é reconhecida a importancia desse mesmo tema.

    ResponderExcluir